No Brasil, o valor de mercado dos bancos listados em bolsa cresceu 37%, atingindo o valor de US$ 244 bilhões. O valor total de suas marcas cresceu 66%, totalizando US$ 46,9 bilhões. A informação é do Brand Finance Global Banking 500 – 2011.
As três marcas brasileiras de maior valor, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, representam mais de 95% da soma total das marcas de bancos do país e apenas o Bradesco 39% deste total.
Segundo Gilson Nunes, sócio e CEO da Brand Finance para América do Sul, este resultado ocorre devido a alguns fatores, entre eles, o crescimento econômico do país (7,5% ao ano), a maior oferta de crédito com juros menores, a inserção de classes C e D no mercado bancário, o maior consumo das famílias, o financiamento e empréstimo bancário em alta e a elevação do índice de confiança do brasileiro nas marcas de bancos.
No lado dos bancos, os fatores que colaboraram com o resultado foram os programas mais eficientes de gestão de marcas, como ações de publicidade, processos de valoração das marcas, relacionamento com stakeholders, melhoria no atendimento e serviços ao consumidor, inovação e tecnologia.
O maior desafio para a consolidação das marcas da maioria dos bancos presentes no país, conclui o executivo, é balancear ações que produzam efeitos de visibilidade (tais como top of mind, reconhecimento, brand awareness), melhoria na satisfação e qualidade de seus produtos e serviços, com ações que levem à lealdade, preferência, consideração, prestação dos serviços, atendimento e relacionamento com clientes.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário sobre esse assunto.